quarta-feira, 23 de abril de 2014

E quando o amor acaba, o que sobra?



[sexta-feira, 2 de novembro de 2012*]
Nunca acreditei nessa onda de amor eterno. Muito embora, eu saiba que ele exista. Afinal, existe algo a que chamamos de "amor materno" (e a tira-colo, o chamado "amor paterno"). Mas, e entre aqueles que se encontram pela casualidade do destino? Pelos que peregrinam em busca da sua cara metade, sua alma gêmea, da tampa da sua panela? Ora, a estes resta o famigerado "que seja eterno enquanto dure".
Isso quer dizer que relacionamentos amorosos têm prazo de validade. Você pode até tentar protelar, mas deve assumir o risco de uma intoxicação grave a partir de então. O que antes era delícia vira veneno mortal. Daqueles que não deixa restar nada. Apenas um cemitério de desilusões, onde jazem na eternidade diversos amores que um dia se afirmaram infinitos.
 
O amor, esse amigo da onça, sempre nos deixa na mão. Nos abandona, à própria sorte sem dizer data nem hora. Ele que  chega chegando, se dizendo o maior de todos. O insuperável. 
Ora, grande ele pode até ser, mas não é dois. Ele une, mas não unifica. Ele é bom, mas não é eterno.
 
E quando ele se vai, o que sobra?
Na maioria das vezes, nada. Apenas um vazio que precisa novamente ser preenchido com generosas porções de uma nova safra de Amorus Levitantis. Sim, um amor novinho em folha que nos faça novamente levitar, suspirar, causar arritimia, sorrir à toa, cometer loucuras... e que obviamente... seja ETERNO.
 
*Ainda continuo pensando da mesma forma.
Continue reading...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ode à minha avó.




Das mulheres que passaram pela minha vida, uma das mais marcante foi sem dúvida a minha avó. Severa, impaciente e por vezes, até cruel. Esta era minha avó Adelina. Tia Délia, para os intimos e "confiados". 

D. Adelina foi uma daquelas pessoas a quem o destino reservou pouco amor. Retirada do seio da mãe foi entregue para ser criada como serviçal, a qual nem o prazer das letras foi concedido. Não conheceu o amor de mãe e nem o amor pelo saber. Cresceu e talvez na ânsia de se libertar, caiu em mais uma cilada da vida. Casou-se com alguém que lhe mostrou a face covarde da violência doméstica. Talvez num surto de desespero deixou para traz 3 filhos e as marcas de uma vida de gritos e intolerâncias. Trouxe consigo apenas a dor do remorso de ter largado a própria sorte os frutos de seu ventre. 
Coitada de minha avó! Hoje entendo que não se pode cobrar algo de alguém, algo que ela não possa oferecer. Como poderia minha avó ser amorosa com um passado marcado por tantos açoites? 

Um dia parece-me que a vida se apiedou de sua dor e lhe deu uma trégua, e lhe deu de presente meu avô, homem complacente e afeito ao trabalho e com quem terminou o resto de seus dias.
Contudo, se  lhe faltou amor para dar, experiência foi o que a vida deu-lhe de sobra. 'Me criaram burra, mas não vou criar ninguém burro" repetia ela por diversas vezes a me azucrinar os ouvidos e a me torturar com as temíveis sabatinas de matemática. 

Outra coisa que minha avó desejava era que eu me tornasse "moça prendada. Queria que no futuro eu me tornasse boa esposa e boa mãe.Coitada de minha avó, bem que se esforçou! Mal sabia ela que naquele corpo franzino e branquelo residia um espírito indisciplinado de cigana errante. Me ensinou crochê, tricô e ponto cruz. Por longas tardes ela me castigava a tecer sapatinhos de tricô ou crochê. Eu, criança tola de 7 anos, queria mais era brincar de casinha pelo quintal. E ela, austera como ela só, não deixava por menos: "só vai brincar depois que terminar!".
Na ânsia de me ver livre tão logo do castigo, me empenhava em tecer o mais rápido possivel e acabar com aquela tortura. Quando ela vinha inspecionar e notava algum ponto "aguado", frouxo, mal-feito ela se empenhava a desmanchar todo e me mandar tecer novamente. Até que ficasse trabalho "de gente e não de porco". Ahhhhhhhhhh, essa minha avó!!!!!!!


Hoje não sei tecer nem tricô, nem crochê, nem bordado. Nem sequer aprendi a costurar. Tampouco a cozinhar. É vó, perdoa por eu não ter me tornado uma boa mãe, muito menos boa esposa. Mas juro que aprendi a lição do sapatinho. Quando não tá bom é preciso desmanchar e fazer de novo não é? Tô tentando seguir o seu ensinamento. Hoje entendi que quando a nossa vida não estiver no ponto certo é só desmanchar e começar de novo, com mais paciência e boa vontade. Por isso vó, onde quer que a senhora esteja agora, obrigada pela lição! 


Continue reading...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Despedidas (II)


E mais uma vez é Ano Novo né? E que temos a dizer sobre isso? Certamente, não há muito o que dizer. Ano Novo nada mais é do que a esperança louvada e renovada. É um ciclo que se fecha. É desejar paz, amor e felicidade. Acrescido de "muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender". É shopping lotado, é praia cheia. Ano Novo é tempo de corações caridosos, cheios de boa vontade. É nozes, é romã, é lentilha. Ano Novo é branco e todo o arco-iris de simbologias. É estouro de champagne em brinde a todas as expectativas sobre o ano que adentra.
 
Ano Novo o que é? É ritual de passagem. É sagrado. É felicidade que não pode ser corrompida. É momento de agradecer. E nada mais.



2013, seja muito bem-vindo e não deixe de nos surpreender!
Continue reading...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

!


Hoje, revirando, cavoucando coisas e pensamentos antigos me peguei pensando no que sou, no que me compõe. Hoje lembrei de que adoro ouvir jazz e olhar retratos antigos. Lembrei que o tempo é mestre e nunca nos dá uma resposta assim, de graça. Não, ele nos faz encontrá-las jogando as pistas assim, soltas no ar. Lembrei dos meus desejos  e dos meus devaneios. E de como mesmo as vezes nublado, o céu é bonito. Lembrei dos anjos enviados às nossas vidas. Lembrei das dores que já nem doem tanto. Lembrei que o tempo passa e o vento leva. As dores, as alegrias e tudo o que um dia parecia sólido. Mas lembrei que sempre haverá um dia novo, prontinho para nos surpreender. Sempre!
Continue reading...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Despedidas


2010, faltam poucos dias para sua partida. E eu apenas gostaria de dizer que sentirei saudades suas. Você foi um bom ano. Um ano ilustre. Não perfeito, mas fantástico. Me proporcionou descobertas e redescobertas. Eu sempre soube que seria assim. 2009 havia me falado bem baixinho no ouvido. E você não decepcionou. Obrigada, obrigada, obrigada. Je vous remercie par tout!

Mafalda de Quino.

PS: Este espaço está fechando suas portas. O ano que se anuncia promete que o tempo será muito curto para continuar alimentando este  espaço. Para não deixá-lo às moscas (o que não é justo, pois ele sempre foi um grande amigo nas horas ociosas), decidi trancá-lo no baú das recordações. Aqui estão registradas tantas páginas de minha história e agradeço a todos aqueles que as escreveram junto comigo. Muito obrigada e um promissor 2011 a todos!
Continue reading...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Joyeux Noël et Bonne Annee!



Jana Magalhães, 2010.


Chers amis,

Je vous souhaite une bonne et heureuse 2011, une excellente santé et le succès dans tous vos projets! Joyeux Noël a tous!
Continue reading...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Democracia el carajo!!!!


El "pueblo" tiene el gobierno que se merece.
Continue reading...
 

Coisas de Madame... Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada