quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano Novo? Vida Nova? Depende de você.


Não, eu não vim aqui desejar a todos um simples "Feliz Ano Novo." Muito menos desejar a todos um ano de "muita paz, muita saúde e muito amor". Porque tudo isso me soa muito cliché. E eu quero coisas novas. Com novos cheiros. E eu posso sentir o doce cheirinho de mudanças no ar. E tudo que desejo a mim, eu desejo aos outros também. Mas cada um faz por si. Não sou eu que tenho que ficar desejando que os outros tenham "paz, saúde e amor." Cada um deve plantar as suas vinhas, regá-las e assim, no final, ver os resultados. Não adianta eu desejar paz se você é uma pessoa mesquinha, que cultiva maus sentimentos. Não adianta eu desejar saúde se você nunca procura um médico, tampouco busca a melhora dos seus hábitos para uma vida mais saudável. E amor? Este é mais complicado, porque amor não tem receita, apenas se sente ou se vive. Nada mais. Ou seja, faz parte de cada um de nós.
Por isso, o que eu desejo não tem nome. O que desejo é algo mais transcendente. É algo que vai mais além dos nossos clichés tão usuais. E se eu tivesse como exprimi-los ainda assim correria o risco de cair no mesmo lugar-comum, pois seria algo mais ou menos assim:

Diretiva 233: Contenha sentimentos bons.
Diretiva 234: Promova atitudes positivas.
Diretiva 235: Suprima a agressividade.
Diretiva 236: Promova valores sociais.
Diretiva 238: Evite comportamento destrutivo.
Diretiva 240: Participe de atividades de grupo.
Diretiva 241: Evite conflitos pessoais.
Diretiva 266: Sorria!
Diretiva 267: Mantenha a mente aberta.
Diretiva 273: Evite estereotipar as pessoas.
Diretiva 278: Procure soluções não-violentas.


No entanto, vale lembrar que a escolha é sempre sua. E você pode escolher entre o caminho da razão ou da emoção, o que não significa que escolhendo um você tenha que necessariamente abolir o outro. Logo, a melhor via a ser seguida é sempre o da moderação, pois a ortodoxia nunca é o melhor caminho a ser escolhido.


"Não há emoção; há paz.
Não há ignorância; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há caos; há harmonia.
Não há morte; há a Força."

Versus

"Paz é uma mentira, só importa a emoção.
Com a emoção, ganho força.
Com a força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com as vitórias, minhas correntes se rompem.
A força me libertará.
Não há nada que não se possa fazer quando se tem o Poder."

Portanto, que 2010 seja o ano da sabedoria. Que cada um aprenda o que é melhor para si e consiga tomar as melhores decisões possíveis. Que cada um esteja preparado tanto para as vitórias quanto para as derrotas, tirando delas o maior aprendizado que lhe for possível.
Continue reading...

sábado, 26 de dezembro de 2009

Você acredita no destino?


" Eu não.
Eu acredito que o ser humano tem poder e totais condições para estragar a sua própria vida sem ajuda de ninguém, tomando as decisões erradas nas horas impróprias, aliando-se a canalhas diversos; acreditando em heróis, crentes e outros farsantes; apaixonando-se por pessoas doentes ou de péssimo caráter e, principalmente, acreditando em sua própria inteligência, bondade, charme, sanidade, e senso de justiça. Um grande erro.
As leis da propabilidade permitem que você possa contar com alguns momentos bastante bons que podem ser prolongados se você tiver alguém para dividir, para lembrar deles. Que podem ser em maior número se você tiver a capacidade de planejar. Acho que é isso: alguns amores recíprocos, algum dinheiro, trabalho, muitos planos...
e alguma sorte".

// Trecho do curta de Jorge Furtado, Estrada (1995).
Continue reading...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nota de repúdio


O que tem a ver as crianças com as picuinhas dos casais? Dá para imaginar alguém tendo o despautério de usar o teu filho como arma para te machucar? Um ser humano assim é realmente desprezível. Acho incrível como ainda chego a me espantar com as atrocidades cometidas pelos seres humanos. A crueldade não passa da mera expressão da maldade alocada no coração das pessoas. Relacionamento não se constrói com atitudes mesquinhas e provocações desnecessárias mas sim com atitudes positivas, de companheirismo e apoio mútuo.
Por isso, não descontemos nossas frustrações em nossas crianças. Criança é um ser puro. São como os unicórnios, criaturas sagradas que não podem ser tocadas pelas mãos humanas, muito menos pelas mãos sujas e nojentas de seres humanos tão desprezíveis.


A que ponto chega a crueldade e a mesquinharia de um ser humano?
Continue reading...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Pare, pense e... prossiga!


Já pensou em como a vida poderia ser mais simples se parássemos de reclamar tanto e de sofrer tanto? Pensou na maravilha? Pensou nos lucros auferidos se passássemos a chorar menos e rir mais; reclamar menos e agradecer mais? Já parou para avaliar as suas próprias imperfeições ao invés de ficar apenas avaliando as dos outros? Já parou para pensar no quanto nós nos viciamos em sofrer e esquecemos de agradecer a chance de termos ao nosso lado uma pessoa bacana que nos doa momentos preciosos de seu tempo para nos ouvir, aconselhar e nos permitir muitos momentos felizes?
Toda dor dói. Incomoda. Faz gritar. Mas para toda dor existe um tipo de anestésico. E para aliviar as dores de uma vida sofrida nada melhor do que aprender a viver e deixar de se iludir tanto. Já pensou em parar de esperar tanto das pessoas e passar a cobrar um pouco mais de você? Já parou para pensar em quantas desculpas você já pediu hoje? Já parou para pensar no melhor presente que você poderia dar ao seu filho além das muitas quinquilharias de consumo que o Capitalismo nos impõe? Já pensou em quanto tempo faz que você não convida um amigo para ir ao cinema assistir a um filme besta qualquer? Já parou para pensar nos motivos pelos quais hoje em dia é tão dificil a familia se reunir para almoçar? Já parou para pensar que você nunca parou para observar o desenvolvimento de uma planta qualquer que lhe chame atenção? Já pensou que você nunca ajudou a montar uma árvore de natal na sua sala de estar? Já parou para reparar na alegria estampada no rosto de uma criança ao receber um presente tão almejado? Parou para pensar porque aquela música te traz tantas recordações e o que estas recordações representam para você? Parou para agradecer à tua empregada pelos serviços que ela te presta? Parou para pensar na origem da comida que está no teu prato e da roupa que estás vestindo? Parou para pensar que do outro lado do mundo existe alguém como você que chora de alegria e também de emoção? Já parou para pensar que a Madonna é gente como a gente que ri, que chora e sente medo? Já parou para pensar que todos nesta vida têm problemas e não importa o grau de gravidade eles sempre serão problemas? Já parou em pensar de parar de ter inveja do seu colega de trabalho e se esforçar em alcançar seu objetivos? Já parou para reparar ao seu redor e ver quem de fato é seu amigo? Já parou para agradecer àqueles que estão ali, diarimente ao seu lado? Parou para pensar na criança que ainda mora em você? E no adulto que você é, já parou para pensar? Já parou para pensar no mundo que você quer e no que você está fazendo por ele? Já parou para pensar que um dia você será reduzido a pó e que ninguem mais lembrará de você, tampouco saberá da sua existência? Mas você já parou para pensar que hoje, hoje você é sim importante para alguém e se não for, faça-se. Já parou para pensar em quanto tempo você perde esperando que os outros façam algo por você? Já parou para pensar que é muito mais fácil jogar a culpa nos outros pelos seus próprios fracassos? Parou para pensar que você seria muito mais útil fazendo o bem do que apenas desejando o mal aos outros? Já parou para pensar que a vida é te dada de graça, mas que tudo na vida tem um preço? Já pensou em fazer alguma coisa para ajudar o mundo? E o seu mundo? O que você acha de para de pensar um pouquinho e fazer algo por você, pelos que te rodeiam e pela vida que você tanto reclama?
Continue reading...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Rua de ilusões


Cuando tu luz se apague
Y pierdas la dirección
Busca en un mapa nuestra situación
Y si desaparece el suelo bajo tus pies
Vuela entre las nubes y piensa que...

Siempre es pronto en la calle ilusión.
Una puerta abierta en tu corazón,
Siempre es pronto en la calle ilusión.
He venido para recordártelo.

Cuando se te haga tarde
Y se haya puesto el sol
Yo llevare una estrella a tu balcón
Cuando la lluvia caiga yo secaré tu piel
Comprenderás, al amanecer que..

Siempre es pronto en la calle ilusión.
Una puerta abierta en tu corazón,
Siempre es pronto en la calle ilusión.
He venido para recordártelo.

Siempre es pronto en la calle ilusión.
Siempre es pronto en la calle ilusión.

Siempre es pronto en la calle ilusión.
Una puerta abierta a la imaginación,
Siempre es pronto en la calle ilusión.
He venido para recordártelo.

Siempre es pronto...
En la calle ilusión...


Calle Ilusión, Alex Ubago.

Continue reading...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Querido Papai Noel...


..neste natal eu gostaria muito que o senhor me ressarcisse pelos anos em que o senhor esqueceu de mim. Tudo bem, eu entendo...muitas crianças, muitos presentes, greve dos correios, etc e tal. E eu sei que também não sou a única "esquecida" neste mundão ai a fora. Mas poxa, bem que o senhor poderia me dá uma forcinha né? Só pra me levantar o astral. Eu sou um pouco traquina, mas não tanto o senhor sabe. Eu preparei uma pequena listinha só pra lhe auxiliar, caso o senhor tenha alguma dúvida tá? Se eu lembrar de mais alguma coisa, prometo que mando um e-mail(zinho).

Ass: Petit Poison.


1. Uma bolsa Channel (tá bom, serve uma similar. Tô aceitando!)
2. Um colar de pérolas (verdadeiras, de preferência!)
3. Uma carteira da
Prada (tô aceitando Louis Vitton também)
4. Uma
Melissa Seduce + 284 ( a pretinha com flor branca)
5. Um livro do Garcia Márquez (
O amor nos tempos do cólera, porque eu sou apaixonada pelo filme)
6. Um perfume da
Kenzo (pode ser o Summer, o Amour ou o Flower)
7. Um anel Quartzo (tudo bem, pode ser de outra pedra, desde que "maxi")
8. Um
Moleskine (preferencialmente original!)
9. A coleção
He-man e os mestres do Universo (são apenas 9 DVDs)

10. Uma matrioska (bam charmosinha, como eu! Modesta não?)

Ahhhhhh, e não se esqueça da minha Caloi (cor- de-rosinha e com cestinha).
Continue reading...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Palavras de Clarice.


"Ela é tão livre que um dia será presa. 'Presa por que?'. 'Por excesso de liberdade'. 'Mas essa liberdade é inocente?'. 'É'. 'Até mesmo ingênua.' 'Então por que a prisão?'. 'Porque a liberdade ofende'."


Por isso,


"Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome".
Continue reading...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Doce dezembro



Créditos de criação: Natal lúdico por Jana Magalhães.



Dezembro chegou trazendo aquele cheirinho gostoso de renovação e espalhando o pózinho mágico da esperança sobre nós. Seja bem-vindo dezembro! E nos traga muitos momentos alegres junto daqueles a quem amamos, nos lembrando que o nosso maior presente ainda é a vida.
Continue reading...
 

Coisas de Madame... Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada