quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano Novo? Vida Nova? Depende de você.


Não, eu não vim aqui desejar a todos um simples "Feliz Ano Novo." Muito menos desejar a todos um ano de "muita paz, muita saúde e muito amor". Porque tudo isso me soa muito cliché. E eu quero coisas novas. Com novos cheiros. E eu posso sentir o doce cheirinho de mudanças no ar. E tudo que desejo a mim, eu desejo aos outros também. Mas cada um faz por si. Não sou eu que tenho que ficar desejando que os outros tenham "paz, saúde e amor." Cada um deve plantar as suas vinhas, regá-las e assim, no final, ver os resultados. Não adianta eu desejar paz se você é uma pessoa mesquinha, que cultiva maus sentimentos. Não adianta eu desejar saúde se você nunca procura um médico, tampouco busca a melhora dos seus hábitos para uma vida mais saudável. E amor? Este é mais complicado, porque amor não tem receita, apenas se sente ou se vive. Nada mais. Ou seja, faz parte de cada um de nós.
Por isso, o que eu desejo não tem nome. O que desejo é algo mais transcendente. É algo que vai mais além dos nossos clichés tão usuais. E se eu tivesse como exprimi-los ainda assim correria o risco de cair no mesmo lugar-comum, pois seria algo mais ou menos assim:

Diretiva 233: Contenha sentimentos bons.
Diretiva 234: Promova atitudes positivas.
Diretiva 235: Suprima a agressividade.
Diretiva 236: Promova valores sociais.
Diretiva 238: Evite comportamento destrutivo.
Diretiva 240: Participe de atividades de grupo.
Diretiva 241: Evite conflitos pessoais.
Diretiva 266: Sorria!
Diretiva 267: Mantenha a mente aberta.
Diretiva 273: Evite estereotipar as pessoas.
Diretiva 278: Procure soluções não-violentas.


No entanto, vale lembrar que a escolha é sempre sua. E você pode escolher entre o caminho da razão ou da emoção, o que não significa que escolhendo um você tenha que necessariamente abolir o outro. Logo, a melhor via a ser seguida é sempre o da moderação, pois a ortodoxia nunca é o melhor caminho a ser escolhido.


"Não há emoção; há paz.
Não há ignorância; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há caos; há harmonia.
Não há morte; há a Força."

Versus

"Paz é uma mentira, só importa a emoção.
Com a emoção, ganho força.
Com a força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com as vitórias, minhas correntes se rompem.
A força me libertará.
Não há nada que não se possa fazer quando se tem o Poder."

Portanto, que 2010 seja o ano da sabedoria. Que cada um aprenda o que é melhor para si e consiga tomar as melhores decisões possíveis. Que cada um esteja preparado tanto para as vitórias quanto para as derrotas, tirando delas o maior aprendizado que lhe for possível.

4 comentários:

Unknown on 31 de dezembro de 2009 às 17:29 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown on 31 de dezembro de 2009 às 17:31 disse...

Sábias palavras, sábios conselhos minha querida. Que a força (uma pitadinha de cada lado, pois nem tudo pode ser só bom ou só mau)esteja com vc, pois só com ela vencerás!
Um 2010 repleto de realizações!

Madame Poison on 9 de janeiro de 2010 às 16:46 disse...

Obrigada, mestre Ben!

Mary on 14 de janeiro de 2010 às 17:09 disse...

Taí, sempre quiz dizer tudo isso. ^^) E obrigada pela visita, um charme seu blog. Um dia quero escrever assim, rs.

Postar um comentário

Deixe de frescura e comente!

 

Coisas de Madame... Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada