segunda-feira, 8 de março de 2010

Hay que endurecer, pero si perder la ternura jamás!


Mulher: ser ou não ser? Por que não?



Hoje o que eu já ouvi de felicitações por conta do 8 de março, não é brincadeira. E claro, quantos eu escuto são quantos os que eu também tenho que retribuir. Coisa forçada. E forçação de barra é algo que detesto. Sabe, eu não sou contra datas comemorativas, mas acho que elas perdem o sentido real para qual foram criadas. Transformam-se em mera desculpa para o consumo. Compras, compras e mais compras. Dificilmente se pára um pouquinho para se fazer uma reflexão sobre o papel exercido pela mulher em nossa sociedade. O que consquistamos de fato? Pelo quê ainda preciamos lutar? Será que a mulher já é um ser tão livre quanto se pensa? Nos coloquemos a frente de um espelho e nos façamos estas perguntas. Pensemos nas limitações que ainda sofremos pelo simples fato de sermos mulheres. Mulher não pode... Mulher isso...Mulher aquilo... Isso quer dizer então que ser mulher é se adaptar aos valores impostos sem contestar? É assim que nos tornaremos livres? Baixando a cabeça sempre? Nos adequando? Nos oprimindo? Buscando apenas satisfazer as vontades alheias?
Eu acredito, sinceramente, que ser mulher ainda é um grande desafio neste mundo. E termino este breve desabafo citando um frase tão cliché, mas de um sentido tão profundo que talvez muitos e muitas ainda não compreendam de fato:

"Não se nasce mulher, torna-se mulher". (S. Beauvoir)

E aconselho:

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida". (E. "Che" Guevara)

E um Feliz Dia Internacional da Mulher. Porque ser mulher ainda vale muito a pena!

2 comentários:

Carolina de Castro on 15 de março de 2010 às 09:31 disse...

Quando eu for nascer denovo, vou virar pra São Pedro e falar. Quero ser mulher denovo!
Não me imagino sem essa tal da essência feminina. rsrsrs
Beijao

Madame Poison on 15 de março de 2010 às 13:37 disse...

Concordo P.L.E.N.A.M.E.N.T.E.

Postar um comentário

Deixe de frescura e comente!

 

Coisas de Madame... Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada