segunda-feira, 23 de novembro de 2009

QUERO- SER- ANJO!


Quando era criança não me faltavam convites para sair de anjo na procissão do Divino Espirito Santo. Era meu sonho poder um dia desfilar em cima daquele carro e poder coroar ao final a Virgem Santíssima. E a minha avó sempre dizia não. Que não podia. E eu chorava e chorava. E depositava sempre as esperanças no ano seguinte. - Ano que vem eu vou ser anjo. E todo ano era a mesma decepção vendo passar aquele desfile de crianças caracterizadas. Anjos rosas, brancos e azuis. E eu sempre perguntava porque eu não podia ser anjo como as outras crianças. E ela respondia:

- Porque não dá. Não dá pra te arrumar.

E eu confesso que não entendia. Ou pelo menos não queria entender. E eu não sabia o que fazer com as minhas lágrimas. E nem onde poderia meter toda minha frustração.
O tempo passou e sonhos ficaram para trás. Mas frustrações ficaram guardadas. E por vezes me pego recordando assim fatos de épocas tão longínquas. É incrivel, mas a todo momento uma banalidade qualquer pode me remeter a um cemitério de lembranças , ressucitando atos, gestos, semblantes... tão cravado em mim.

Hoje sou outra pessoa, totalmente distinta daquela garotinha bicho-do-mato que morria de medo de pessoas. Sim, eu tinha medo de pessoas. De adultos para ser mais exata. Eles me cheiravam a alguma coisa que não prestava, mas eu não sabia direito o quê. Hoje eu sei. Eram presunçosos. Se achavam os donos da verdade. Criança não tem vontade. Criança obdece. Por que? Por que? Quando aprenderão os adultos a falar com os pequenos?

Mas hoje compreendo que a maioria dos adultos não passam de meras crianças crescidas. Que não sabem lidar com os próprios sentimentos. Como então poderam lidar com os sentimentos de uma criança? É, eu sei que me tornei uma criança crescida. Mas eu não me acho a dona da verdade. Eu aprendi que errar é humano, por mais que errar seja uma das coisas mais chatas do mundo. E por isso, se pudésse, eu gostaria de dizer à minha pequena estas palavras:

- Escute, meu bem. Você é muito pequena para entender muitas coisas. Mas você tem toda razão em não concordar com as muitas regras deste mundo que te impuseram. Elas muitas vezes não são nada justas. Um dia já pensei como você. E hoje eu sou como eles não é? Opressora. Mas eu lhe tenho muito amor. E um dia quando tiveres os teus filhos, tenho quase absoluta certeza que também serás. Quando eles se recusarem a irem para cama cedo e te indagarem por que ter que dormir quando não se está com sono, alegarás que assim são as coisas, é a regra. Mas isso é coisa pro futuro, não precisas ainda te preocupares. Por enquanto, curte a tua infância, a tua meninisse. Te preocupas apenas com as histórias de bruxas que tanto te causam admiração. E com as tuas Barbies que tu nem dá tanto valor. Deixa o mundo pra depois. Um dia ele vai te exigir muito. Vai exigir até que você não seja você. Pensa no momento que o mundo é apenas uma bola girando e girando. Mas um dia vais entender que ele não gira aos nossos pés. Um dia vais entender que somos apenas uma pequena porca dessa grande engrenagem. Que a gente é tudo e nada ao mesmo tempo. Que o amanhã é sempre o terreno das incertezas. Que estamos no mundo apenas de passagem. Que passamos da vida para a morte assim...num piscar de olhos. Mas de tudo, o que te peço é que aprendas a ter coragem, que enfrente teus medos, que tenhas tuas próprias opiniões e aprenda a defendê-las, mas que também aprendas a respeitar as alheias. Que exercites sempre a tolerância, porque no mundo estamos cercados de pessoas boas e ruins, mas nem todas as pessoas são ruins, apenas são pessoas muitas vezes desesperadas, sem rumo.
Eu espero que aproveites as oportunidades que a vida te oferecer, e se por vezes, eu te obrigo a fazer alguma coisa é para que não venhas no futuro lamentar por não ter feito algo. E se um dia quiseres ser anjo, podes ficar certa que atenderei o teu pedido com todo e maior carinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe de frescura e comente!

 

Coisas de Madame... Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada